Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Corridas de massa na Serra da Mantiqueira: descrio e avaliao da ocorrncia no Crrego do Brao, SP


Marcelo Fischer Gramani


Resumo:

O verão de 2000 foi caracterizado por apresentar altos índices pluviométricos em algumas regiões do país. O Vale do Paraíba e a região da Serra da Mantiqueira foram intensamente atingidos por eventos de origem geológica e hidrológica. Dentre os principais problemas que afetaram as áreas, os escorregamentos, as inundações graduais e bruscas e as corridas de massa foram os que causaram os maiores prejuízos em termos econômicos e sociais. No presente artigo, destaca-se a corrida de detritos (debris flows) ocorrida em afluente do rio do Braço, que atravessa o distrito de Pinheiros, nas proximidades da cidade de Cruzeiro e Lavrinhas (SP). O trabalho busca descrever o fenômeno e apresentar algumas características de campo coletadas logo após o evento. Nesse local, foi observada ampla mobilização de material grosseiro e mudanças significativas na geometria do canal afetado. Identificaram-se trechos, nos setores intermediários do canal de drenagem, que foram intensamente erodidos, expondo o maciço rochoso no leito e margem do córrego. Em áreas contíguas aos trechos erodidos foram observados depósitos com espessuras métricas nos quais predominam deposição de grandes blocos de rocha e matacões. Adicionalmente, o artigo descreve algumas feições sedimentares, típicas do processo de deposição desses fluxos rápidos e com alta carga de sedimentos e os dados geológicos, morfológicos e morfométricos da bacia hidrográfica atingida pelos processos. O caráter recorrente e os danos causados pelas corridas de massa nas regiões serranas do país, principalmente próximas a áreas ocupadas por áreas urbanas ou importantes equipamentos de infraestrutura, mostram a necessidade de interpretar alguns fatores envolvidos, agentes deflagratórios, bem como os mecanismos que comandam a dinâmica desses fluxos.


Referência:
GRAMANI, Marcelo Fischer. Corridas de massa na Serra da Mantiqueira: descrição e avaliação da ocorrência no Córrego do Braço, SP. In: CONFERÊNCIA BRASILEIRA SOBRE ESTABILIDADE DE ENCOSTAS - COBRAE, 12., 2017, Florianópolis. Anais... 8 p.


GRAMANI, Marcelo Fischer. Corridas de massa na Serra da Mantiqueira : descrição e avaliação da ocorrência no Córrego do Braço, SP. Revista Técnico-Científica do CREA-PR, Edição especial COBRAE 2017, 2018. 15 p.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
http://creaprw16.crea-pr.org.br/revista/Sistema/index.php/revista/article/view/387





 
Publicações técnicas