Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Estudo comparativo da conformabilidade e da resistncia corroso de eletrodepsitos de zinco obtidos em banho de cloreto com aditivos e em banho de sulfato/cloreto sem aditivos; parte 2: resistncia corroso dos revestimentos


Fabiano Raymundo dos Santos; Zehbour Panossian


Resumo:

Este artigo é a segunda parte do trabalho cujo objetivo é comparar as características, a conformabilidade e a resistência à corrosão de revestimentos de zinco produzidos por eletrodeposição em banho à base de cloreto com aditivos e em banho à base de sulfato/cloreto sem aditivos. A primeira parte apresentou a metodologia e os resultados dos ensaios de caracterização e de conformabilidade dos revestimentos. Esta apresenta a metodologia e os resultados dos ensaios de imersão em solução de cloreto de sódio e dos ensaios acelerados de corrosão (câmara de névoa salina e câmara úmida). Foi verificado que o revestimento obtido em banho de sulfato/cloreto sem aditivos apresenta maior resistência à corrosão do que o revestimento obtido em banho de cloreto com aditivos. A superioridade desse último foi atribuída à textura do zinco e à ausência de tensões residuais no eletrodepósito.


Referência:
SANTOS, Fabiano Raymundo dos; PANOSSIAN, Zehbour. Estudo comparativo da conformabilidade e da resistência à corrosão de eletrodepósitos de zinco obtidos em banho de cloreto com aditivos e em banho de sulfato/cloreto sem aditivos; parte 2: resistência à corrosão dos revestimentos. Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração, v.15, n.2, p.137-143, abr./jun., 2018.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
www.tecnologiammm.com.br/files/v15n2/tmm1348.pdf

 
Publicações técnicas