Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Multifuncionalizao de malha de poliamida por meio da impregnao de nanoencapsulados contendo agentes fotoprotetores


Rafaela Alves Vieira; Fernando Soares de Lima; Adriano Marim de Oliveira; Jordana Rodrigues de Castro; Renato Rosafa Gavioli; Silgia Aparecida da Costa; Sirlene Maria Costa


Resumo:

A aplicação da nanotecnologia na indústria têxtil permite a multifuncionalização dos substratos têxteis que visam atender diversas áreas, principalmente, as demandas da saúde. Pode-se destacar a proteção Ultravioleta como uma dessas demandas. Esse trabalho teve como objetivo a funcionalização de um tecido de malha 100% poliamida por meio da impregnação com nanoencapsulados contendo os agentes fotoprotetores avobenzona e homossalato. Na produção dos nanoencapsulados foram utilizados o monômero metacrilato de metila e dois comonômeros funcionais, estireno sulfonato de sódio e hidroxietil metacrilato. As malhas de poliamidas, após caracterizadas quanto a gramatura, estrutura e composição, foram impregnadas utilizando uma relação de banho 1:65 e quatro concentrações de nanoencapsulados (100, 90, 50, 10)% (m/v)e água. Os nanoencapsulados produzidos foram caracterizados quanto ao tamanho médio de partículas, por potencial zeta e teor de sólidos. Os tecidos de malhas funcionalizados foram avaliados quanto Fator de Proteção Ultravioleta (FPU), à cor e a maleabilidade. Os resultados das leituras em relação ao Fator de Proteção Ultravioleta (FPU) mostraram que mesmo a menor concentração de nanoencapsulados foi capaz de garantir um FPU 50+.


Referência:
VIEIRA, Rafaela Alves; LIMA, Fernando Soares de; OLIVEIRA, Adriano Marim de; CASTRO, Jordana Rodrigues de; GAVIOLI, Renato Rosafa; COSTA, Silgia Aparecida da; COSTA, Sirlene Maria. Multifuncionalização de malha de poliamida por meio da impregnação de nanoencapsulados contendo agentes fotoprotetores. Química Têxtil, v.42, n.131, p.54-66, jul., 2018.


Acesso ao Periódico para os associados a ABQCT:
http://www.abqct.com.br/login.aspx?ReturnUrl=%2frevistas.aspx

 
Publicações técnicas