Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Motivaes para o software embarcado e aplicao de desenvolvimento ASCET gerenciamento de um motor OTTO


Lucas Motta de Novaes; Armando Antnio Maria Lagan; Bruno Silva Pereira; Joo Francisco Justo Filho; Marco Isola Naufal; Marcos Henrique Carvalho Silva; Paulo Alexandre Pizar Hayashida


Resumo:

A geração de software embarcado tornou-se um gargalo na introdução de novos produtos complexos no mercado, tais como: automóveis, aviões e plantas de controle industrial. A quantidade de software nos veículos atuais cresce exponencialmente. As forças motrizes desse desenvolvimento são a disponibilidade de hardwares mais baratos e poderosos e a demanda por inovações que ocasionam incremento de novas funcionalidades e estratégias para o controle eletrônico. Atualmente não existem modelos únicos para o desenvolvimento de software a serem seguidas, pois tanto o desenvolvimento do software embarcado, como o fluxo de suas variáveis são baseados em diferentes modelos e ferramentas (no domínio automotivo Simulink e ASCET são utilizados para representar projetos em diferentes níveis de abstração). No presente trabalho, é apresentado uma aplicação ASCET e o design de uma função de controle da mistura A/C em malha fechada em uma ECU dedicada ao desenvolvimento de software para um motor Otto de produção com 4 cilindros e 1600 cm3, com validação dos testes em um banco dinamométrico. Para o acesso, controle e medição da operação da ECU utilizou-se a ferramenta INCA, a qual permitiu realizar as medições e calibrações dos resultados em tempo real.


Referência:
NOVAES, Lucas Motta de; LAGANÁ, Armando Antônio Maria; PEREIRA, Bruno Silva; JUSTO FILHO, João Francisco; NAUFAL, Marco Isola; SILVA, Marcos Henrique Carvalho Silva; HAYASHIDA, Paulo Alexandre Pizará. Motivações para o software embarcado e aplicação de desenvolvimento ASCET gerenciamento de um motor OTTO. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA AUTOMOTIVA, 2018, São Paulo. Anais... 21 p.

 
Publicações técnicas