Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Testes simples de traadores para aplicao em reas contaminadas


Murilo Balle Baile; Otvio Barbosa Ferreira; Alexandre Muselli Barbosa; Tatiana Luiz dos Santos Tavares; Camila Camolesi Guimares; Letcia dos Santos Macedo


Resumo:

O presente estudo objetiva analisar o comportamento da interação de traçadores e solos na investigação de áreas contaminadas, para: caracterizar o comportamento do aquífero; determinar as velocidades de fluxo da água subterrânea; e estudar o comportamento dos contaminantes em subsuperfície. Como escolher os traçadores? Como estabelecer o arranjo dos testes de bancada e campo? Atualmente o teste com traçadores é uma técnica bem estabelecida na caracterização do sistema hidrogeológico, necessitando previamente um conhecimento do regime hidráulico para evitar falhas de teste, como a perda do traçador, por exemplo. Percebe-se que este tipo de ferramenta é pouco utilizada na investigação de áreas contaminadas, porém os resultados podem auxiliar no estabelecimento de um modelo conceitual mais confiável, assim como na calibração dos modelos computacionais de transporte e particionamento dos contaminantes.


Referência:
BAILE, Murilo Balle; FERREIRA, Otávio Barbosa; BARBOSA, Alexandre Muselli; TAVARES, Tatiana Luiz dos Santos; GUIMARÃES, Camila Camolesi; MACEDO, Letícia dos Santos. Testes simples de traçadores para aplicação em áreas contaminadas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 16., 2018, São Paulo. Anais... São Paulo: ABGE, 2018. 9p.


Acesso ao artigo no site do evento:
http://www.schenautomacao.com.br/cbge/envio/files/trabalho_175.pdf


 
Publicações técnicas