Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Depsitos do fluxo de detritos de 1967 na Bacia do Rio Santo Antnio, Caraguatatuba, SP: delimitao e elaborao de ispacas


Claudia Vanessa dos Santos Corra; Fbio Augusto Gomes Vieira Reis; Luclia do Carmo Giordano; Marcelo Fischer Gramani; Betariz Marques Gabelini


Resumo:

Em 18/03/1967 na região de Caraguatatuba (SP) escorregamentos e fluxos de detritos generalizadas foram deflagrados nas encostas da Serra do Mar, em função de fortes chuvas que assolaram a região. Assim, foram mapeadas e identificadas zonas de depósito referentes aos fluxos de detritos do respectivo evento na Bacia do Rio Santo Antônio, além de terem sido inferidas suas espessuras. A identificação e delineação dos depósitos foram realizadas através do emprego de técnicas de sensoriamento remoto em fotografias aéreas de 1973, complementada por retro-análise, pelo resgate de relatos sobre o evento em dados bibliográficos. As espessuras dos depósitos dos fluxos de detritos de 1967 foram inferidas através dos trabalhos de campo realizados no local, subsidiados pelos relatos presentes na literatura. Foram encontradas 5 zonas de depósitos dos fluxos de detritos, relativos ao evento ocorrido em 1967, distribuídas nos rios tributários e no canal principal da bacia. A configuração do leque de deposição dos fluxos de detritos de 1967 provavelmente se cessou na porção distal do primeiro alvéolo esquerdo da Bacia Santo Antônio (primeiro morro esquerdo da bacia, considerando o sentido litoral- Serra do Mar). Outros autores sugerem outras configurações, porém, acredita-se tenham considerado os processos consequentes que ocorreram no local (fluxo de lama e inundação).


Referência:
CORRÊA, Claudia Vanessa dos Santos; REIS, Fábio Augusto Gomes Vieira; GIORDANO, Lucília do Carmo; GRAMANI, Marcelo Fischer; GABELINI, Beatriz Marques. Depósitos do fluxo de detritos de 1967 na Bacia do Rio Santo Antônio, Caraguatatuba, SP: delimitação e elaboração de isópacas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 16., 2018, São Paulo. Anais.. São Paulo: ABGE, 2018. 10 p.


Acesso ao artigo no site do evento:
http://www.schenautomacao.com.br/cbge/envio/files/trabalho_226.pdf




 
Publicações técnicas