Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Uso do XRF em amostras de solo da comunidade Ilha Diana; Santos, SP


Larissa Felicidade Werkhauser Demarco; Alexandre Muselli Barbosa; Marcos Jorgino Blanco; Amanda Figueredo Fonseca; Leonardo Takase; Luiza de Arajo Joo Sobrinho


Resumo:

A comunidade Ilha Diana está localizada na confluência do rio Diana com o canal de Bertioga e próxima cerca de 2 km do canal principal do Porto de Santos. O projeto teve por objetivo identificar as principais ameaças socioambientais que a comunidade está exposta, a partir de uma análise ambiental e social integrada. Foram analisados parâmetros ambientais e sociais, os ambientais abordaram a: qualidade solo do rio e solo da Ilha, qualidade da água do Rio Diana, qualidade de peixes e ostras; já os tópicos sociais incluíram: saúde, infraestrutura, transporte, educação, comunicação. Este artigo tem por objetivo mostrar os resultados obtidos no solo da comunidade a partir do uso do equipamento XRF. Em caráter preliminar, os resultados obtidos com esse método indicaram a presença de metais pesados no solo da comunidade, porém mais estudos são necessários para quantificá-los de acordo com a legislação ambiental vigente e definir se eles representam algum risco à saúde da comunidade.


Referência:
DEMARCO, Larissa Felicidade Werkhauser; BARBOSA, Alexandre Muselli; BLANCO, Marcos Jorgino; FONSECA, Amanda Figueredo; TAKASE, Leonardo; JOÃO SOBRINHO, Luiza de Araújo. Uso do XRF em amostras de solo da comunidade Ilha Diana; Santos, SP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 16., 2018, São Paulo. Anais.. São Paulo: ABGE, 2018. 7p.


Acesso ao artigo no site do Evento:

http://www.schenautomacao.com.br/cbge/envio/files/trabalho_184.pdf

 
Publicações técnicas