Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

O uso de drone multirrotor de pequeno porte para diagnstico e monitoramento de acidentes geolgicos


Marcelo Fischer Gramani; Caio Pompeu Cavalhieri; Ana Paula de Souza Silva; Juliana da Costa Mantovani; Camila Bertaglia Carou


Resumo:

O uso de drones e a interpretação de seus produtos tem se destacado como uma das técnicas com amplo potencial de contribuição em diversos campos científicos. Este potencial, no entanto, encontra-se pouco explorado, sendo fundamental a incorporação desta tecnologia. A grande vantagem propiciada por esta tecnologia é a possibilidade de realizar o imageamento de uma área conforme a disponibilidade do usuário, permitindo o monitoramento de processos repentinos, cuja previsibilidade é menor e exige um rápido registro. A possibilidade de geração de produtos cartográficos e Modelos Digitais da Superfície dos terrenos de maneira rápida e com resoluções espaciais compatíveis mostrou-se bastante aplicável no diagnóstico e na prevenção de acidentes de ordem geológico-geotécnica. Nesse sentido, o artigo abordará uma avaliação do movimento de massa ocorrido no dia 15/03/2017 no morro Santo Antônio, município de Caraguatatuba, a partir dos produtos obtidos por meio da utilização de drone multirrotor de pequeno porte.


Reference:
GRAMANI, Marcelo Fischer; CAVALHIERI, Caio Pompeu; SILVA, Ana Paula de Souza; MANTOVANI, Juliana da Costa; CAROU, Camila Bertaglia. O uso de drone multirrotor de pequeno porte para diagnóstico e monitoramento de acidentes geológicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA, GEOTECNIA E DESENVOLVIMENTO URBANO, 19., 2018, Salvador. Anais... 10p. 

 
Publicações técnicas