Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Mapa de ameaas mltiplas, MAM: proposta metodolgica e exemplo de aplicao em Cubato


Eduardo Soares de Macedo; Alessandra Cristina Corsi; Marcela Penha Pereira Guimares Silva; Priscila Taminato Hirata; Osrio Thomaz


Resumo:

Na Gestão de Riscos o passo inicial é conhecer as ameaças às quais o município, estado ou país estão expostos. Assim, a identificação, espacialização e as informações de cada tipo de ameaça representam um passo para a tomada de decisão por parte do gestor, principalmente durante os desastres sejam esses de origem natural ou tecnológica. O Mapa de Ameaças Múltiplas surge como uma proposta para atender essa necessidade. Este artigo apresenta um teste metodológico elaborado para o município de Cubatão onde se utilizou o levantamento das ameaças conforme a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE). Os resultados estão apresentados em mapa utilizando Sistema de Informação Geográfica (SIG) com banco de dados tendo sido utilizados, no presente trabalho, o software QGIS e para o Banco de Dados o PostgreSQL com a extensão espacial PostGis.


Referência:
MACEDO Eduardo Soares de; CORSI, Alessandra Cristina; SILVA, Marcela Penha Pereira Guimarães da; HIRATA, Priscila Taminato; THOMAZ, Osório. Mapa de ameaças múltiplas, MAM: proposta metodológica e exemplo de aplicação em Cubatão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 16., 2018, São Paulo. Anais... São Paulo: ABGE, 2018. 10 p.


Acesso ao artigo no site do Evento:
http://www.schenautomacao.com.br/cbge/envio/files/trabalho_239.pdf 

 
Publicações técnicas