Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Determinao do perfil de velocidades das ondas P E S, em litologias da bacia sedimentar de So Paulo, utilizando ensaio ssmico downholee perfilagem snica


Otvio Coaracy Brasil Gandolfo; Stefani Alves Borges; Maria Carolina Silva Lima; Carlos Alberto Birelli


Resumo:

Este artigo apresenta os resultados de uma aquisição de dados geofísicos utilizando o ensaio sísmico downhole e a perfilagem sônica. Ambos os ensaios permitem a obtenção da velocidade de propagação da onda P (compressional) e da onda S (cisalhante) nas diversas litologias, com uma excelente resolução vertical. O ensaio downhole, com a fonte de onda sísmica posicionada na superfície e o geofone posicionado no furo, fornece uma resolução da ordem de um metro. A perfilagem sônica, por sua vez, permite a obtenção das velocidades sísmicas com uma resolução da ordem de dezena de centímetros. Os dados foram coletados em dois poços com 80 m de profundidade, situados na Bacia Sedimentar de São Paulo, perfurados em solo (sedimentos com intercalações de camadas de areias e argilas) e em rocha (embasamento cristalino). Foi proposto um modelo com a distribuição das velocidades VP e VS com base nos resultados desta aquisição de dados.


Referência:
GANDOLFO, Otávio Coaracy Brasil; BORGES, Stefani Alves; LIMA, Maria Carolina Silva; BIRELLI, Carlos Alberto. Determinação do perfil de velocidades das ondas P E S, em litologias da bacia sedimentar de São Paulo, utilizando ensaio sísmico downholee perfilagem sônica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 16., 2018, São Paulo. Anais.. São Paulo: ABGE, 2018. 10 p.


Acesso ao artigo no site do Evento:
http://www.schenautomacao.com.br/cbge/envio/files/trabalho_125.pdf

 
Publicações técnicas