Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Transio das micro, pequenas e mdias empresas (MPME) para a indstria 4.0


Mari Tomita Katayama; Joo Carlos Martins Coelho; Henrique Jun Muramatsu Seguchi; Cezar Luciano C. de Oliveira; Cristina A. Shimoda Uechi


Resumo:

No âmbito da nova conjuntura induzida pela quarta revolução industrial, as MPME não estão, a priori, condenadas a fechar. Desde que devidamente preparadas, podem aumentar sua competividade no mercado global. Preliminarmente, para integração de sistemas cibernéticos com o processo produtivo e meios físicos, as empresas devem organizar minimamente seu processo produtivo e de gestão. Foi desenvolvida e aplicada uma metodologia de atendimento às MPME com foco em criar condições de evolução da maturidade tecnológica e preparar as empresas em direção à manufatura avançada. Essa metodologia é fundamentada em aplicação de trabalho laboratorial realizado diretamente no processo produtivo, por meio de laboratórios móveis, avaliando a conformidade de produtos, gerando resultados em tempo real e criando inovação por meio de aprimoramentos tecnológicos. Essa ação produz o aperfeiçoamento do processo de fabricação e melhoria da qualidade de produtos, resolvendo problemas tecnológicos relacionados à aplicação de matérias-primas, aos processos e aos produtos. Complementarmente, aplicam-se ferramentas de gestão da produção que, além de resolver problemas convencionais, como cumprimento de prazos de entrega e balanceamento da produção, também apresenta os empresários ao mundo digital, por meio da digitalização e simulação do processo produtivo, permitindo uma análise de cenários produtivos, expondo ferramentas computacionais e gerando uma cultura digital até então incipiente. A metodologia foi aplicada em 13 empresas brasileiras do setor de transformados plásticos, resultando de imediato em aumento de produtividade e redução de custos em 61,5 %, aprimoramento da qualidade em 46,2 % e produção mais limpa em 38,5 % das empresas participantes. Posteriormente, foram selecionadas 3 empresas para aplicação e implementação de tecnologias digitais da indústria 4.0. Embora originalmente distantes dos conceitos da manufatura avançada, essa metodologia prepara as empresas para digitalização, criando cultura e maturidade para que possam vir a implementar, progressivamente, tecnologias da manufatura avançada.


Referência:

KATAYAMA, Mari Tomita; COELHO, João Carlos M.; SEGUCHI, Henrique J.M.; OLIVEIRA, Cezar Luciano C. de Oliveira; UECHI, Crisitna A. Shimoda. Transição das micro, pequenas e médias empresas (MPME) para a indústria 4.0. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE LABORATÓRIOS, 5., CONGRESSO DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE, PRESENTE E FUTURO, 1., 2018, Lisboa. Anais... 6p.


Acesso ao texto na íntegra em PDF:
escriba.ipt.br/pdf/175606.pdf

 
Publicações técnicas