Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Uso do gs natural para a secagem forada de argila para placas cermicas no Polo cermico de Santa Gertrudes e cogerao: ciclo 2005-2006


Renato Vergnhanini


Resumo:

Foi realizado estudo que teve como objetivo investigar as possibilidades e alternativas de uso do gás natural para a secagem forçada da argila utilizada pelo Polo das indústrias cerâmicas de revestimento situadas na região em torno do município de Santa Gertrudes, no interior do estado de São Paulo. A partir de resultados obtidos em laboratório, foram estabelecidos os limites de temperatura de secagem da argila, e proposto um tipo de secador mais adequado à natureza e características da argila da região. Quanto às alternativas de sistemas de geração de gases quentes para secagem, foram analisadas três configurações possíveis: uma convencional com gerador de gases quentes e duas configurações alternativas com cogeração de energia elétrica: com motogeradores e com turbogeradores, em todos os casos utilizando o gás natural como combustível. Para cada uma das alternativas, foi levantado o volume de investimento necessário, os custos operacionais envolvidos e calculadas as respectivas taxas de retorno esperadas, considerando uma instalação típica de secagem artificial. Os resultados obtidos indicam que a alternativa de cogeração com motogeradores é técnica e economicamente mais atrativa, inclusive sob o aspecto da geração distribuída de energia elétrica como forma de aumento da eficiência do uso do gás natural para a geração termelétrica.


Referência:
VERGNHANINI FILHO, Renato. Uso do gás natural para a secagem forçada de argila para placas cerâmicas no Polo cerâmico de Santa Gertrudes e cogeração: ciclo 2005-2006. São Paulo: IPT, 2018. 3p. (Projeto COMGAS, artigo P09, publicado no site da ARSESP).


Acesso ao artigo na íntegra em PDF:
escriba.ipt.br/pdf/175628.pdf

 
Publicações técnicas