Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Efeito do molibdnio, boro e nibio na transformao baintica no resfriamento contnuo


Felipe Moreno Siqueira Borges de Carvalho; Ana Paola Villalva Braga; Arthur Sweiji Nishikawa; Hlio Goldnstein


Resumo:

Como parte de um projeto do desenvolvimento de um aço que apresente estrutura bainítica diretamente após o forjamento, este trabalho apresenta a influência da adição de molibdênio, boro e nióbio na cinética da transformação bainítica no resfriamento contínuo de um aço tradicional destinado ao forjamento (AISI 5120). Diagramas de resfriamento contínuo foram construídos utilizando dilatômetro para diferentes ligas. A adição de molibdênio atrasa a formação de ferrita e adicionado juntamente com boro, inibe completamente a formação da mesma. Apesar da adição de nióbio apresentar um efeito no tamanho de grão austenítico, não foi observada uma influência na cinética de decomposição da austenita. As amostras foram caracterizadas por metalografia e medição de dureza. A fração volumétrica de austenita foi medida por difração de raios X para todas as velocidades de resfriamento e foi observada uma relação entre velocidade de resfriamento, fração de austenita retida e microestrutura.


Referência:
CARVALHO, Felipe Moreno Siqueira Borges de; BRAGA, Ana Paola Villalva; NISHIKAWA, Arthur Seiji; GOLDNSTEIN, Hélio. Efeito do molibdênio, boro e nióbio na transformação bainítica no resfriamento contínuo. In: CONGRESSO ANUAL DA ABM, 73., 2018, Sâo Paulo. Anais... São Paulo: ABM, 2018. p.1290-1301.


Acesso ao trabalho apresentado no site da ABM:
https://abmproceedings.com.br/ptbr/article/efeito-do-molibdnioboro-e-nibio-na-transformao-baintica-no-resfriamento-contnuo

 
Publicações técnicas