Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Determinao experimental da variao dos coeficientes de arrasto e, galhos de eucalpto (Eucalyptus SP)


Gilder Nader; Gabriel Borelli Martins; Paulo Jos Saiz Jabardo; Raquel Dias de Aguiar Moraes Amaral;Suelem Maurcio Fontes Macena; Takashi Yojo


Resumo:

Árvores de eucalipto são altas, chegam a ultrapassar 40 m de altura, crescem rápido e são frequentemente encontradas em cidades e também em plantios homogêneos de cunho industrial, como os da indústria de papel e celulose. Portanto, necessitam de um monitoramento constante, pois árvores como essa, entre outros tipos, apresentam queda natural dos galhos, e durante tempestades, podem ocorrer quedas das árvores e acidentes. O vento é um forte agente nesses acidentes e o IPT desenvolveu software para análise e previsão de risco de queda de árvores. No entanto, os valores dos coeficientes de arrasto utilizados nesse software são baseados nos comportamentos lineares de barras. E, as árvores possuem comportamentos não lineares sob ação do vento, com sua copa alterando a área vélica em função da velocidade do vento. Os ensaios foram realizados em túnel de vento, utilizando galhos de eucalipto. Os resultados obtidos apresentaram um coeficiente de arrasto de aproximadamente 0,6 para velocidade do vento de 13,1 m/s. No entanto, as árvores perdem folhas durante uma tempestade, e com isso o valor do coeficiente de arrasto diminui.


Referência:
NADER, Gilder; MARTINS, Gabriel Borelli; JABARDO, Paulo José Saiz; AMARAL, Raquel Dias de Aguiar Moraes; MACENA , Suelem Maurício Fontes; YOJO, Takashi. Determinação experimental da variação dos coeficientes de arrasto e, galhos de eucalípto (Eucalyptus SP). In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ENGENHARIA DO VENTO, 3., 2018, São Paulo. Anais... 6 p.


 
Publicações técnicas