Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Desenvolvimento de processo de fabricao de telhas de cermica vermelha especiais em ciclos rpidos de queima utilizando gs natural: ciclo 2006-2007


Renato Vergnhanini Filho


Resumo:

Foram realizados estudos visando à fabricação de telhas cerâmicas em ciclo rápido de queima utilizando como fonte energética o gás natural. A implantação da tecnologia de ciclo rápido de queima na indústria de telhas é uma oportunidade para o seu aprimoramento competitivo, com possibilidade da obtenção de produtos de qualidade superior, como elevado desempenho técnico, uniformidade de cores e controle dimensional. Trata-se de quesitos solicitados pelo mercado externo e dificilmente alcançados por processos convencionais de queima. Para a confecção de peças de baixa absorção de água e alta resistência mecânica foram analisadas uma variedade de matérias-primas e composições de massas cerâmicas formuladas durante o projeto. Avaliando-se a infraestrutura dos cerâmicos e disponibilidade das matérias-primas estudadas, julgou-se favorável, tecnicamente, a implantação de produção de telhas por ciclo rápido de queima utilizando como combustível o gás natural.


Referência:
VERGNHANINI FILHO, Renato. Desenvolvimento de processo de fabricação de telhas de cerâmica vermelha especiais em ciclos rápidos de queima utilizando gás natural: ciclo 2006/2007. São Paulo: IPT, 2018. 4p. (Projeto COMGAS, artigo P27, publicado no site da ARSESP)


Acesso ao artigo no site da ARSESP:
http://www.arsesp.sp.gov.br/RegistroTecnicoProjetos/comgas/Projeto-27-COMGAS.pdf

 
Publicações técnicas