Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Contribuies para o aprimoramento do mtodo simplificado de avaliao do desempenho trmico de coberturas previsto na norma NBR 15575


Adriana de Camargo de Brito; Henrique Lima Pires; Maria Akutsu


Resumo:

Este trabalho tem como objetivo subsidiar o aprimoramento da norma NBR 15575:2013 no quesito referente à avaliação do desempenho térmico de edificações pelo método simplificado, para o componente “Coberturas”. No Anexo I da parte 5 da referida norma, há uma observação quanto a esse método, no rodapé da tabela I.4, informando que, para a Zona Bioclimática 8, coberturas de telha cerâmica, mesmo sem forro, atenderiam o nível “Mínimo” de desempenho. Neste sentido, existem trabalhos publicados que demonstram exatamente o oposto. Para elucidar essa questão, foram realizadas avaliações do desempenho térmico por meio do método de simulações computacionais, considerando-se uma habitação localizada na Zona Bioclimática 8, com vários tipos de coberturas e diferentes condições de ventilação em um dia típico de verão. Os resultados obtidos indicam que, em edificações com cobertura sem material isolante térmico, um aumento da ventilação do ático não é suficiente para melhorar o desempenho térmico da habitação, por não afetar as trocas térmicas que ocorrem por radiação. Somente com o uso de materiais isolantes térmicos há uma melhora significativa no desempenho térmico da habitação.


Referência:
BRITO, Adriana de Camargo de; PIRES, Henrique Lima; AKUTSU, Maria. Contribuições para o aprimoramento do método simplificado de avaliação do desempenho térmico de coberturas previsto na norma NBR 15575. Revista IPT Tecnologia e Inovação, v.2, n.9, p.6-13, dez., 2018.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
http://revista.ipt.br/index.php/revistaIPT/article/view/64/75

 
Publicações técnicas