Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Limitaes do mtodo vigente para avaliao da eficincia energtica para aquecedores eltricos instantneos de gua para banheiras de hidromassagem


Flavio da Silva Ladeira; Luciana Zanella


Resumo:

O crescente aumento no consumo de energia elétrica aliado às recentes crises hídricas que vêm tornando a geração de energia elétrica mais onerosa no Brasil tem, cada vez mais, tornado imprescindível o desenvolvimento de equipamentos elétricos eficientes. Dentre esses equipamentos citam-se os aquecedores de água para banheiras de hidromassagem. O método vigente utilizado para a avaliação desse tipo de equipamento foi aplicado em duas amostras e os resultados foram analisados. A avaliação da eficiência energética, pelos métodos descritos nas normas vigentes, de aquecedores elétricos de passagem utilizados para o aquecimento de água em banheiras de hidromassagem não leva em consideração as especificidades inerentes à arquitetura de funcionamento desses aquecedores. O método preconiza a avaliação da eficiência energética a partir da obtenção indireta dos valores do consumo de energia elétrica, calculados a partir das leituras instantâneas de tensão e corrente elétrica. O equipamento é instalado de forma semelhante a um chuveiro elétrico em uma bancada de ensaios que conta com um recipiente coletor e é alimentado com água corrente sem recirculação, fatores que podem distanciar os resultados obtidos daqueles efetivamente alcançados quando do uso desses equipamentos no dia-a-dia. O método de ensaios vigente apresenta dificuldades de aplicação e reprodução de resultados quando utilizado para avaliação de aquecedores para hidromassagem a ponto de justificar a necessidade de elaboração de um novo método que considere as características de funcionamento desse tipo de equipamento.


Referência:
LADEIRA, Flavio da Silva; ZANELLA, Luciano. Limitações do método vigente para avaliação da eficiência energética para aquecedores elétricos instantâneos de água para banheiras de hidromassagem. Revista IPT Tecnologia e Inovação, v.2, n.9, p. 24-38, dez., 2018.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
http://revista.ipt.br/index.php/revistaIPT/article/view/66/77

 
Publicações técnicas