Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Identificao dos riscos e oportunidades do sistema de gesto da qualidade a partir do estmulo do exerccio da mentalidade de risco


Cyntia Matteucci


Resumo:

A norma ABNT NBR ISO 9001:2015 especifica os requisitos necessários para que um Sistema de Gestão da Qualidade demonstre a sua capacidade de prover produtos e serviços conformes e aumentar a satisfação do cliente. Um dos requisitos é promover o uso da mentalidade de risco. O objetivo deste trabalho é obter informações sobre os riscos e as oportunidades do sistema de gestão da qualidade do IPT, com o uso da mentalidade de risco. O método baseia-se em dados obtidos por meio de um questionário de três perguntas que proporcionou 599 respostas relevantes, sendo 511 sobre a percepção dos riscos pelos colaboradores do Instituto e 88 sobre as oportunidades de minimizá-los. Os resultados permitem concluir que o método para identificação dos riscos é viável, uma vez que: não requer investimentos extras ou acrescenta custos adicionais ao sistema de gestão da qualidade; garante a confiabilidade das informações para o planejamento das ações de mitigação de riscos, visando minimizar os seus efeitos negativos e maximizar o aproveitamento das oportunidades; proporciona um atendimento seguro; e otimiza o próprio requisito das normas ABNT NBR ISO 9001:2015 e ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, além apoiar os requisitos correlacionados.


Referência:
MATTEUCCI, Cyntia. Identificação dos riscos e oportunidades do sistema de gestão da qualidade a partir do estímulo do exercício da mentalidade de risco. Revista IPT Tecnologia e Inovação, v.2, n.9, p. 52-61, dez., 2018.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
http://revista.ipt.br/index.php/revistaIPT/article/view/69/80

 
Publicações técnicas