Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Potencial da distribuio da escolaridade em funo da renda per capta em uma bacia hidrogrfica


Jomil Costa Abreu Sales; Darllan Collins da Cunha e Silva; Renan Angrizani de Oliveir;a Vanessa Cezar Simonetti; Omar Yazbek Bitar; Roberto Wagner Loureno


Resumo:

A desigualdade, muitas vezes é acentuada pelo crescimento econômico de uma população, acarretando em consequências de cunho social. Para avaliar o impacto da renda na distribuição da educação na bacia Hidrográfica do Rio Una, Ibiúna/SP, foram calculados os dados da renda per capita e os valores de educação conforme a metodologia que compõem o IDH Municipal. Para obter o potencial da distribuição da educação foi aplicada a Krigagem dos dados de renda e educação, por setores censitários e posteriormente cruzados. Como resultado final foi obtido um mapa da predição da distribuição espacial da escolaridade na bacia hidrográfica. Esse mapa indica que, à medida que os pontos se distanciam da zona urbana do município, menores são as chances da população ter acesso à educação. Conclui-se que a presente metodologia pode ser utilizada como importante ferramenta de gestão de políticas públicas e socioambientais.


Referências:
SALES, Jomil Costa Abreu; SILVA, Darllan Collins da Cunha e; OLIVEIRA, Renan Angrizani de; SIMONETTI, Vanessa Cezar; BITAR, Omar Yazbek; LOURENÇO, Roberto Wagner. Potencial da distribuição da escolaridade em função da renda per capta em uma bacia hidrográfica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 19., 2019, Santos. Anais.... 4 p.

 
Publicações técnicas