Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Avaliao das causas do rompimento de pinos de ao inoxidvel que sustentam placas refratrias de forno para queima de blocos cermicos


Hamilton Lelis Ito; Neusvaldo Lira de Almeida; Henrique B. Pereira; Carlos Alberto Silva; Constantino Follini Neto


Resumo:

Pinos de fixação fabricados em aço inoxidável austenítico 310H, utilizados na ancoragem de blocos refratários na estrutura metálica externa de um forno túnel com comprimento de 107 metros e largura de 4 metros, romperam após cerca de nove anos de trabalho. A função dos pinos era de manter as placas refratárias, internas à parede do forno, solidárias à estrutura externa de aço. A região entre a estrutura metálica externa e as placas refratárias é preenchida com uma camada de isolante térmico. A temperatura de operação na região da falha podia variar entre 600 ºC a 920 ºC. A fratura dos pinos que ocorreu por fluência, que foi favorecida pela redução da resistência do material, em consequência de precipitação de segunda fase e oxidação do material.


Referência:
ITO, Hamilton Lelis.; ALMEIDA, Neusvaldo Lira de; PEREIRA, Henrique B.; SILVA, Carlos Alberto; FROLLINI NETO, Constantino. Avaliação das causas do rompimento de pinos de aço inoxidável que sustentam placas refratárias de forno para queima de blocos cerâmicos. In: CONFERÊNCIA SOBRE TECNOLOGIA DE EQUIPAMENTOS, COTEQ, 2019, Rio de Janeiro. Anais... 10 p.

 
Publicações técnicas