Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Avaliao da proteo catdica em corpos de prova de concreto com armadura em estado passivo a ativo de corroso


Adriana de Araujo; Juliana Lopes Cardoso; Jos Luis Serra Ribeiro; Thales Gomes Rosa; Marcos Vinicius da Silva Braga; Zehbour Panossian


Resumo:

Uma condição importante a ser considerada no projeto de estruturas de concreto armado em ambiente marinho é a corrosão das armaduras de aço -carbono induzida pelo ataque de ions cloreto. Dentre as diversas formas conhecidas para mitigar a corrosão e prolongar a vida útil da estrutura, tem-se a técnica de proteção catódica por corrente impressa (PCCI) que é tema deste artigo. A operação de sistema PCCI, antes e após o estabelecimento do processo corrosivo na armadura de estruturas novas, foi simulada em corpos de prova (CPs) submetidos a ciclos de contaminação com solução salina. Os resultados mostraram a necessidade de ajustes periódicos no sistema para manter o atendimento ao critério estabelecido. A operação do sistema para a condição de aço passivo exigiu uma densidade de corrente de proteção bem menor do que na proteção do aço em estado ativo.


Referência:
 ARAUJO, Adriana de; CARDOSO, Juliana Lopes; RIBEIRO, José Luis Serra; ROSA, Thales Gomes; BRAGA, Marcos Vinícius da Silva; PANOSSIAN, Zehbour. Avaliação da proteção catódica em corpos de prova de concreto com armadura em estado passivo a ativo de corrosão. Corrosão e Proteção, v.16, n.67, p.10-22, abr.-maio-jun., 2019.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
http://www.abraco.org.br/src/uploads/2019/06/Revista-ABRACO_ed67.pdf

 
Publicações técnicas