Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Simulao do potencial de contaminao por metais na disposio de celulares em aterros sanitrio


Fernanda Peixoto Mano; Ana Carolina Santa de Conceio; Taciana Freire de Oliveira; Camila Camolesi Guimares; Letcia dos Santos Macedo


Resumo:

O aumento de geração de resíduos provenientes de eletroeletrônicos vem causando grande impacto no meio ambiente, devido à constituição destes apresentarem grandes concentrações de metais pesados. Grande quantidade destes materiais hoje ainda são destinados para aterros na forma de resíduos. Este estudo visou avaliar o potencial poluidor destes materiais em um experimento que simula condições aceleradas de aterro. O eletroeletrônico testado neste experimento foram os aparelhos celulares, separados em três frações: display, circuito interno e carcaça. Neste experimento foram desconsiderados os potenciais poluidores das baterias dos celulares. A metodologia utilizada, devido a não serem encontradas normas específicas, foi conforme a ASTM D5526, que avalia a biodegradação de materiais plásticos em simulações de condições aceleradas de aterro. As três frações dos celulares foram analisadas separadamente e a fração de circuito interno, apresentou um maior potencial poluidor, com transferência de contaminação dos seguintes metais para o meio analisado: chumbo, níquel, cobre, estanho e prata.


Referência:
MANÉO, Fernanda Peixoto; CONCEIÇÃO, Ana Carolina Santana; OLIVEIRA, Taciana Freire de; GUIMARÃES, Camila Camoles; MACEDO, Letícia dos Santos. Simulação do potencial de contaminação por metais na disposição de celulares em aterros sanitários. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 30., 2019, Natal. Anais... 9 p.


Acesso aos Anais Eletrônicos no site do Evento, com login:
http://abes-dn.org.br/abeseventos/30cbesa-natal/anais-eletronicos/

 
Publicações técnicas