Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Efeito do campo magntico na estabilidade de fases do carbono de clcio gerado em meios de alta e baixa salinidade


Wagner Aldeia; Silas Derenzo Rafael Loureiro de Mello Gallo Kleber Lanigra Guimares; Natanael da Rocha dos Santos; Carlos Alberto da Silva; Fabiano Ferreira Chotoli; Andr Leibsohn Martins


Resumo:

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de campo magnético sobre a estabilidade das fases do carbonato de cálcio formadas em soluções de alta e de baixa salinidade. Os ensaios foram realizados a 63 °C com concentrações nominais de cálcio [Ca2+] e bicarbonato [HCO3-] respectivamente iguais a 40.000 ppm e 2.000 ppm. A pressurização do sistema até 10 kgf/cm2 foi feita com dióxido de carbono, enquanto que sua despressurização foi realizada de forma instantânea mediante abertura da válvula de alívio. O tempo total de duração do experimento foi definido como 30 minutos após mistura dos reagentes, adicionados de mais 30 minutos de espera após a despressurização. As fases presentes foram quantificadas por difração de raios X e monitoradas por um período de 77 dias pela mesma técnica. Verificou-se que a vaterita foi a principal fase formada em condições de alta salinidade, na presença e na ausência do campo magnético, e que esta se transformou lentamente em calcita. Neste caso não ocorreu a formação de aragonita. Já nos ensaios de baixa salinidade, a ausência do campo magnético resultou principalmente na formação dos três polimorfos, predominando a formação de aragonita. Ao contrário, na presença do campo magnético não ocorreu a formação da aragonita e predominou a formação da vaterita. Além disso, o campo magnético inibiu a cinética de transformação da vaterita em calcita, estabilizando o polimorfo original.


Referência:
ALDEIA, Wagner; DERENZO, Silas; GALLO, Rafael Loureiro de Mello; GUIMARÃES, Kleber Lanigra; SANTOS, Natanael da Rocha; SILVA, Carlos Alberto da; CHOTOLI, Fabiano Ferreira; MARTINS, André Leibsohn. Efeito do campo magnético na estabilidade de fases do carbono de cálcio gerado em meio de alta e baixa salinidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONSTRUÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO E GÁS, ENAHPE2019, Serra Negra. Anais... 5 p.

 
Publicações técnicas