Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Aspectos prticos na educao do conceito do binmio tenso mecnica, tensor BiTT


Christiane B.G. de Andrade Stevo; Luiz Carlos Campos; Manuel Antnio Pires Castanho; Oscar Joo Abdounur; Paulo Urbano Avila


Resumo:

O objetivo deste artigo é apresentar o processo de desenvolvimento e estudo de viabilidade de um kit educacional (KiDiTen®), versão II, automatizado, em conformidade com a formação por competência na Engenharia, utilizando conceitos de Física, Matemática e Resistência dos Materiais, com o objetivo de levar o aluno ao conceito elementar da tensão mecânica e tensor. Serão utilizadas metodologias como: Educação Baseada em Projetos (PLE), Aprendizado Baseado em Problemas (PBL) e abordagem STEM e o conceito de Tensores em consonância com os modernos aspectos da engenharia da complexidade. Essa visão holística levará o aluno ao contexto da globalização 4.0, pois requer resiliência dos alunos, para se adaptarem às novas tecnologias.


Referência:
STEVÃO, Christiane B.G. de; Andrade; CAMPOS, Luiz Carlos; CASTANHO, Manuel António Pires; ABDOUNUR, Oscar João; AVILA, Paulo Urbano. Aspectos práticos na educação do conceito do binômio tensão mecânica, tensor BiTT. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, COBENGE, 47., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, ABENGE, 2., 2019, Fortaleza. Anais... 9 p.

 
Publicações técnicas