Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Aprimoramento de uma bancada de teste acelerado de durabilidade para mquinas agrcolas


Rynaldo Zanotele Hemerly de Almeida; Luiz Eduardo Lopes; Joo Carlos Savio Cordeiro; Jos Gabriel Vicente; Sergio Francisco Dela Antonio; Claudio Massumi Oda Nishimura


Resumo:

O Estado de São Paulo possui aproximadamente 23 % de sua área utilizada para o cultivo de cana-de-açúcar, o que requer a utilização de maquinário especializado para plantio e colheita. A fim de aumentar a disponibilidade dessas máquinas no campo, são realizados testes físicos de durabilidade durante seus ciclos de projeto e desenvolvimento. Este trabalho apresenta o aprimoramento de uma bancada e do método desenvolvidos para testar colheitadeiras de cana-de-açúcar. O objetivo da bancada de testes, constituída por seis atuadores hidráulicos servo-controlados, é mover e excitar a estrutura e os componentes da colheitadeira de acordo com um conjunto de sinais de referência gerados por processamento de sinais de acelerômetros e strain gages, obtidos durante a operação da máquina em campo. As modificações propostas para a bancada de teste resultaram em uma melhoria na qualidade das excitações mecânicas ao longo do chassi da máquina e uma redução do tempo total do teste devido à redução do tempo de manutenção baseada na prevenção de solicitação excessiva de componentes específicos da máquina.


Referência:
ALMEIDA, Rynaldo Zanotele Hemerly; LOPES, Luiz Eduardo; CORDEIRO, João Carlos Sávio; VICENTE, José Gabriel; ANTÔNIO, Sergio Francisco Dela; NISHIMURA, Claudio Massuni Oda. Aprimoramento de uma bancada de teste acelerado de durabilidade para máquinas agrícolas. In: CONGRESSO SAE BRASIL, 2019, São Paulo. Anais... 9 p.

 
Publicações técnicas