Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Avaliao do perigo de contaminao das guas subterrneas na Bacia do Rio Baquirivu-Guau, Municpios de Guarulhos e Aruj, SP


Jos Luiz Albuquerque Filho; Nadia Franqueiro Corra; Ana Maciel de Carvalho; Tatiana Luiz dos Santos Tavares; Ana Cndida Melo Cavani Monteiro; Priscilla Moreira Argentin


Resumo:

Avaliar o perigo de contaminação das águas subterrâneas significa avaliar a probabilidade de um aquífero sofrer impactos negativos, decorrentes de determinada atividade humana, a tal nível que a água subterrânea se torne imprópria para o consumo, segundo os valores de referência para a qualidade da água potável. O perigo de contaminação é maior quando atividades com alto potencial de contaminação se desenvolvem em áreas onde o aquífero possui alta vulnerabilidade natural à contaminação. À medida que as condições do grau de vulnerabilidade e do potencial de contaminação das atividades diminuem, por consequência, também diminui o perigo. Nesse sentido, a avaliação do perigo envolve uma interpretação da interação desses dois temas, tendo sido desenvolvida por meio da sobreposição do Mapa de Vulnerabilidade à Contaminação com o Mapa de Classificação das Atividades Pontuais e Difusas Potenciais de Contaminação, resultando em diferentes classes de perigo. Para analisar o perigo de contaminação por fontes pontuais, na área estudada, as atividades classificadas como de elevado, moderado e reduzido potencial de contaminação, foram separadas e localizadas em um mapa subdividido em uma malha de 100 m x 100 m. Assim, é possível analisar a densidade de fontes em cada célula para cada classificação de potencial de contaminante.


Referência:
ALBUQUERQUE FILHO, José Luiz; CORREA, Nádia Franqueiro; CARVALHO, Ana Maciel de; TAVARES, Tatiana Luiz dos Santos; MONTEIRO, Ana Cândida Melo Cavani; ARGENTIN, Priscilla Moreira. Avaliação do perigo de contaminação das águas subterrâneas na Bacia do Rio Baquirivu-Guaçu, Municípios de Guarulhos e Arujá, SP. In: SIMPÓSIO DE RECURSOS HIDRICOS E HIDRÁULICA DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 14., 2019, Cidade de Praia, Cabo Verde. Anais... 4 p.


 
Publicações técnicas