Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Particularidades na representao individualizada de usinas hidreltricas do sistema interligado nacional


Renato C. Zambon; Filipe Antonio Marques Falcetta


Resumo:

O Sistema Interligado Nacional (SIN) de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil é um sistema hidro-termo-eólico de grande porte, com predominância de usinas hidrelétricas. Ele é formado por um conjunto interligado de mais de 150 usinas hidrelétricas de médio e grande porte e uma grande quantidade de pequenas centrais hidrelétricas, usinas térmicas e eólicas. O modelo HIDROTERM, desenvolvido para auxiliar o planejamento da operação do SIN, utiliza a técnica da programação não linear (PNL) e considera as usinas hidrelétricas individualizadas, tendo como objetivo minimizar o valor esperado da somatória de custos de despacho térmico adicional, intercâmbios e eventuais déficits. Sua aplicação ao SIN utiliza os dados publicados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), originalmente destinados ao modelo NEWAVE, que utiliza a técnica da programação dinâmica (PD) com agregação de reservatórios em um número reduzido de subsistemas. Este trabalho apresenta exemplos de algumas particularidades e inconsistências observadas nos dados publicados pelo ONS sobre as usinas hidrelétricas do SIN, seus impactos nos resultados para planejamento da operação e considerações sobre a representação adequada das usinas individualizadas em um modelo como o HIDROTERM.


Referência:
ZAMBON, Renato C.; FALCETTA, Filipe Antônio Marques. Particularidades na representação individualizada de usinas hidrelétricas do sistema interligado nacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 23., 2019, Foz do Iguaçu. Anais... 10 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/176427.pdf



 
Publicações técnicas