Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Anlise tcnica e econmica da soldagem robotizada de vasos de presso utilizando-se dos arames macio e metal cored sob atmosfera ativa


Edgar Dutra; Eduardo Luiz Machado; Juliano Neves Pano; Marcello Ferrari


Resumo:

A busca por processos de soldagem de maior eficiência e menor custo tornam o mercado de fabricação de vasos de pressão cada vez mais competitivo. Atualmente, os arames maciços são os mais utilizados na soldagem robotizada, sendo os arames tubulares pouco participativos neste modo de operação. Visando o aumento da produtividade e a melhoria do processo, o arame tipo metal cored aplicado na soldagem GMAW (Gas Metal Arc Welding) é uma alternativa no que diz respeito a altas taxas de deposição, alto rendimento, pouca geração de escórias e respingos, se comparado ao processo com arame maciço. Este trabalho comparou a soldagem realizada com arame maciço ER70S-6 ao arame metal cored E70C-6C, nos diâmetros de 1,6mm sob atmosfera ativa (100% CO2), sobre o material ASTM A516-Gr70, onde este é recomendado para a fabricação de vasos de pressão. Após a realização dos testes de soldabilidade os corpos de prova foram submetidos aos ensaios de tração, dobramento, impacto Charpy, perfil de dureza Vickers e caracterização macroestrutural, obtendo propriedades mecânicas satisfatórias para ambos os testes do ponto de vista técnico. Quanto aos objetivos econômicos, comparando-se a soldabilidade do arame ER70S-6 ao E70C-6C, respectivamente, os resultados foram o aumento da taxa de deposição de 12,03Kg/h para 23,3Kg/h em arco aberto; redução do consumo de CO2 em 50%, refletindo na redução de 33% dos custos da operação de soldagem.


Referência:
DUTRA, Edgar; MAHCADO, Eduardo Luiz; PANÃO, Juliano Neves; FERRARI, Marcello. Análise técnica e econômica da soldagem robotizada de vasos de pressão utilizando-se dos arames maciço e metal cored sob atmosfera ativa. In: CONGRESSO NACIONAL DE SOLDAGEM, CONSOLA, 45., 2019, Camboriú. Anais... 12 p.

Logar ao BiblioInfo, Biblioteca DAIT/IPT para acessar o artigo em PDF. Documento protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca - DAIT/IPT:
escriba.ipt.br/pdf_restrito/176471.pdf


 
Publicações técnicas