Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Microscopia ptica de clculos urinrios: estudo de caso


Eduardo Brandau Quitete; Natasha da Silveira Pinto; Priscila Rodrigues Melo Leal; Jilson Cardoso; Fabiano Ferreira Chotoli


Resumo:

Cálculo urinário, comumente chamado de “pedra de rim”, é uma pequena massa sólida formada por minúsculos cristais. O objetivo deste trabalho foi aplicar o método de microscopia ótica de luz transmitida polarizada, com o intuito de descrever e analisar fragmentos de cálculo urinário, comparando os resultados com o método de difratometria de raios X. Ambas as análises identificaram predomínio de whewellita associada à presença de quantidade relevante de uricita. A descrição textural apresentada pela microscopia ótica indicou a ocorrência de três eventos de cristalização e possibilitou a correlação com as possíveis causas da formação de cálculo, permitindo ao urologista e nutricionista reverem a dieta do paciente, a fim de evitar a recorrência de cálculo. Concluise, então, que a microscopia óptica é uma importante ferramenta na caracterização mineralógica e textural de cálculos urinários, podendo auxiliar no diagnóstico e profilaxia de recorrências.


Referência:
QUITETE, Eduardo Brandau; PINTO, Natasha da Silveira; LEAL, Priscila Rodrigues Melo; CARDOSO, Jilson; CHOTOLI, Fabiano Ferreira. Microscopia óptica de cálculos urinários: estudo de caso. Revista IPT: Tecnologia e Inovação, v.3, n.12, p.50-62, dez., 2019.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
http://revista.ipt.br/index.php/revistaIPT/article/view/104/106

 
Publicações técnicas