Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

A utilizao de mtodos geofsicos na investigao de uma pequena barragem de terra


Leonides Guireli Netto; Otavio Coaracy Brasil Gandolfo; Walter Malagutti Filho; Joo Cesar Augusto Moreira; Pedro Lemos Camarero


Resumo:

Nos últimos anos, o estudo de barragens foi um tema que ganhou destaque no Brasil devido aos rompimentos de barragens de mineração, causando inúmeras perdas humanas, ambientais e socioeconômicas. Segundo o Relatório de Segurança de Barragens emitido em 2017 pela Agência Nacional de Águas (ANA), existem 24.092 barragens cadastradas pelos órgãos fiscalizadores em todo o país. Dentre as novas metodologias que podem auxiliar as investigações comumente utilizadas em barragens, os métodos geofísicos constituem uma excelente ferramenta não invasiva capaz de auxiliar na avaliação da integridade do corpo da barragem e na identificação de fluxos anômalos de água no interior do maciço de terra. Os levantamentos podem ser realizados nas regiões da crista da barragem, nos taludes e/ou nas bermas, devendo ser estendidos, sempre que possível, para além da região das ombreiras.


Referência:
GUIRELI NETTO, Leonides; GANDOLFO, Otávio Coaracy Brasil; MALAGUTTI FILHO, Walter; MOREIRA, João Cesar Augusto; CAMARERO, Pedro Lemos. A utilização de métodos geofísicos na investigação de uma pequena barragem de terra. Boletim SBGf, n.112, jan., fev., mar., 2020.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
https://www.flipsnack.com/sbgf2019/boletim-112-sbgf.html

 
Publicações técnicas