Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Non-destructive investigation on small arth dams using geophysical methods: seismic surface wave multichannel analysis (MASW) and S-wave refraction seismic methods


Leonides Guirel Netto; Otavio Coaracy Brasil Gandolfo; Walter Malagutti Filho; Joo Carlos Dourado


Resumo:

A aplicação de métodos não destrutivos de investigação em barragens, como o método da sísmica de refração e a análise multicanal de ondas de superfície (MASW), são cada vez mais eficazes desde a fase de escolha do melhor local para a instalação da barragem, bem como nas fases da construção e manutenção da estrutura. Considerando que o objetivo do uso dos ensaios geofísicos na estrutura da barragem busca detectar o fluxo interno de fluidos, observar a presença de vazios e/ou crateras, encontrar possíveis zonas de fratura e identificar variações no nível de saturação do maciço, características relacionadas à permeabilidade e diretamente ligada à estabilidade da barragem, os métodos geofísicos se destacam como excelentes ferramentas, pois, ao contrário das sondagens, por exemplo, podem cobrir uma grande área de estudo com rapidez e economia. Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da correlação entre o método de análise multicanal de ondas sísmicas de superfície (MASW) e o método sísmico de refração com ondas S em duas pequenas barragens de terra no interior do Estado de São Paulo, mais precisamente nas cidades de Cordeirópolis e Ipeúna. O objetivo principal foi o de obter as profundidades do topo rochoso e da zona saturada/insaturada das barragens de terra fazendo uso de ensaios sísmicos em condições de ausência de informações a respeito da construção do barramento. A aplicação de métodos geofísicos em barragens que não possuem previamente informações importantes (presença de tapete drenante, filtros verticais/horizontais, por exemplo) mostra-se como uma técnica de investigação não destrutiva bastante interessante.


Referência:
GUIRELI NETTO, Leonides; GANDOLFO, Otavio Coaracy Brasil; MALAGUTTI FILHO, Walter; DOURADO, João Carlos. Non-destructive investigation on small arth dams using geophysical methods: seismic surface wave multichannel analysis (MASW) and S-wave refraction seismic methods. Brazilian Journal of Geophysics, v.38, n.1, p.5-14, 2020.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
https://sbgf.org.br/revista/index.php/rbgf/article/view/2031/1240

 
Publicações técnicas