Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Influncia do procedimento de disperso de microfibras de polipropileno (PPMF) nas propriedades das argamassas frescas e endurecidas


Sergio Roberto Andrade Dantas; Ramoel Serafini; Roberto Cesar de Oliveira Romano; Flvio Vittorino; Kai Loh


Resumo

O estudo avaliou a influência do procedimento de dispersão de microfibras de polipropileno (PPMF) nas propriedades de estado fresco e endurecido de argamassas de revestimento. Amostras preparadas com dois procedimentos diferentes de dispersão de PPMF foram avaliadas comparativamente com amostras de referência preparadas sem adição de PPMF. As propriedades frescas foram monitoradas utilizando flow table, squeeze flow e ar-incorporado. O estado endurecido foi caracterizado por absorção de água por capilaridade, permeabilidade ao ar, módulo elasticidade dinâmico (E), resistência à tração, de acordo com o teste brasileiro, e porosidade pelo método de imersão de Arquimedes. Os resultados mostram que as propriedades das argamassas em estado fresco não foram afetadas pelo procedimento de dispersão, enquanto no estado endurecido foram estatisticamente semelhantes, exceto a variação dimensional. A adição de microfibras de polipropileno de forma dispersa foi mais eficaz em termos de controle da retração total do que a adição direta de fibras à matriz cimentícia (conforme recomendado pelo fabricante) ou à argamassa de referência.


Referência:
DANTAS, Sergio Roberto Andrade; SERAFIN, Ramoel. ROMANO, Roberto Cesar de Oliveira; VITTORINO, Fúlvio; LOH, Kai. Influence of polypropylene microfibre (PPMF) dispersion procedure on fresh and hardened rendering mortar properties. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 7-23, abr./jun. 2020.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
https://www.scielo.br/pdf/ac/v20n2/1678-8621-ac-20-02-0007.pdf

 
Publicações técnicas