Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Avaliao do ciclo de vida do concreto dosado em central com base em dados da indstria brasileira


Fernanda Belizario Silva; Marcela Ruschi Mendes Saade;Gustavo Longaray Moraga; Olga Satomi Yoshida; Maristela Gomes da Silva; Vanessa Gomes; Ana Passuello; Luciana Alves de Oliveira; Maristela Gomes da Silva; Vanderley Moacyr John


Resumo:

A partir de inventários do ciclo de vida de seis fabricantes brasileiros de cimentos e de 34 centrais dosadoras de concretos, bem como de dados primários da produção de agregados, escória de alto-forno e argila calcinada, calcularam-se os indicadores de impactos ambientais de concretos brasileiros para a Avaliação do Ciclo de Vida do berço ao portão. Os resultados do estudo indicam grande variabilidade entre os fornecedores – o que demonstra que a seleção de fornecedores é uma estratégia fundamental para mitigar os impactos ambientais na construção – e sua disparidade em relação aos impactos ambientais de concreto similar da base de dados ACV ecoinvent – mostrando a importância dos dados brasileiros para o cálculo da ACV.


Referência:
SILVA, Fernanda Belizario; SAADE, Marcela Ruschi Mendes; MORAGA, Gustavo Longaray; YOSHIDA,Olga Satomi; SILVA, Maristela Gomes da; GOMES, Vanessa; PASSUELLO, Ana; OLIVEIRA, Luciana Alves de; SILVA, Maristela Gomes da; JOHN, Vanderley Moacyr. Avaliação do ciclo de vida do concreto dosado em central combase em dados da indústria brasileira. Concreto e Construção, v.48, n.98, p. 91-97, abr./jun., 2020.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
ibracon.org.br/Site_revista/Concreto_Construcoes/pdfs/edicao98/10_avaliacao_ciclo.pdf

 
Publicações técnicas