Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Diferena entre os resultados obtidos pelos procedimentos das normas DIN e ASTM na densidade a granel de biomassa slidas


Joo Lcio de Barros; Renata Moreir;a Jorge Luis Dias dos Santos; Danilo Eiji Hirayama; Ligia Antunes Almagro Alves de Souza; Marcelo Aparecido Mendona; Leandro C. de Morais; Fbio M. Yamaji


Resumo:

A padronização dos testes garante que a metodologia utilizada tenha uma reprodutibilidade do experimento e uma confiabilidade do resultado. No entanto, para realizar alguns testes em escala de laboratório, é necessária uma adaptação para ajustar a uma quantidade de amostra ou a um parâmetro não operacional. O objetivo deste trabalho foi validar e comparar dois testes diferentes de densidade aparente para biomassa, seguindo as normas ASTM E873 e DIN EN 17828, mas com alterações (escala laboratorial) no volume a ser medido da amostra e do recipiente. recipiente foi feito com dimensões reduzidas proporcionalmente. O procedimento foi realizado por 6 operadores (3 DIN e 3 ASTM) com seis materiais (biomassas) de diferentes características físicas. Os resultados mostraram que os procedimentos de ambos os padrões resultam em valores aproximados em relação à densidade aparente dos materiais. Também foi observado que a heterogeneidade do material e os procedimentos manuais (sugeridos pela norma) contribuíram para algumas divergências nos resultados. Por fim, concluiu-se que uma repetição maior é recomendada para reduzir o erro devido à variação dos resultados entre as medidas.


Referência:
BARROS, João Lúcio de; MOREIRA, Renata; SANTOS, Jorge Luis Dias dos; HIRAYAMA, Danilo Eiji; SOUZA, Ligia Antunes Almagro Alves de.; MENDONÇA, Marcelo Aparecido; MORAIS, Leandro C. de; YAMAJI, Fábio M. Diferença entre os resultados obtidos pelos procedimentos das normas DIN e ASTM na densidade a granel de biomassa sólidas. Revista Virtual de Química, v.12, n.4, p.1-10, jul./ago.,2020.


Acesso ao artigo no site do Periódico on line:
http://static.sites.sbq.org.br/rvq.sbq.org.br/pdf/RVq070720-a1.pdf 

 
Publicações técnicas