Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Preveno do escorregamento: utilizao de calado adequado ao ambiente de trabalho


David Henrique Zago; Felipe Cintra Clementino; Nicole Aparecida Amorim de Oliveira; Jorge Lus Dias dos Santos; Fernando Soares de Lima


Resumo:

Em todo o mundo, milhões de trabalhadores passam a maior parte do tempo em pé. No ambiente laboral, podem ocorrer quedas graves, com prejuízos físicos e financeiros ao colaborador e à empresa, gerando afastamentos. Tais ocorrências podem ser evitadas com a utilização de calçados profissionais adequados. Para tanto, o produto deve possuir solado resistente ao escorregamento (com alto coeficiente de atrito), que tem o objetivo de promover a segurança do usuário em seu deslocamento sobre uma determinada superfície, onde pode haver água, detergente, óleo ou qualquer outra substância contaminante. Não existe um material que por si só deixa o solado antiderrapante, mas sim condições de menor ou maior resistência ao escorregamento.


Referência:
ZAGO, David Henrique; CLEMENTINO, Felipe Cintra; OLIVEIRA, Nicole Aparecida Amorim de; SANTOS, Jorge Luis Dias dos; LIMA, Fernando Soares de. Prevenção do escorregamento: utilização de calçado adequado ao ambiente de trabalho. Revista Cipa e Incêndios, n.491, p.66-69, set., 2020.


Acesso ao artigo no site do Periódico, acesso para assinantes:
https://revistacipa.com.br/edicao-mais-recente/

 
Publicações técnicas