Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Quantidade de notificaes de acidente do trabalho (CAT) na construo de edifcios nas cidades do ABC Paulista no perodo de 2013 A 2018


Bruno Moiss Rufino Baptista; Maria Akutsu


Resumo:

A notificação de acidente do trabalho (CAT), ocorre quando se tem acidente, sendo ele toda perturbação funcional ou lesão que acarreta a perda ou redução permanente ou temporária do trabalhador na realização do seu trabalho. Sua comunicação ocorre através da (CAT), documento que a empresa ou empregador deve emitir na ocorrência de um acidente. A emissão deve ocorrer até 1° dia útil ou em caso de morte imediata. Na falta de emissão da (CAT) por conta da empresa, o próprio funcionário acidentado, seus dependentes, entidade sindical, médico que atendeu ou autoridade pública pode emitir. O artigo mostra a quantidade de notificações de acidente do trabalho (CAT) na construção de edifícios nas cidades do ABC Paulista no período de 2013 a 2018, utilizou-se o método pesquisa realizada no banco de dados do SmartLab, apresentando resultados quantitativos e significantes para as cidades que apresentaram altos números de casos do Grande ABC.

Referência:
BAPTISTA, Bruno Moisés Rufino; AKUTSU, Maria. Quantidade de notificações de acidente do trabalho (CAT) na construção de edifícios nas cidades do ABC Paulista no período de 2013 A 2018. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v.6, ed. 05, , p. 97-107, maio, 2021.

Acesso ao artigo no site do Periódico:
https://www.nucleodoconhecimento.com.br/engenharia-civil/acidente-do-trabalho

 
Publicações técnicas