Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Cartografia geotcnica como instrumento de planejamento territorial: as cartas de suscetibilidade na Macrometrpole Paulista


Omar Yazbek Bitar; Sandra Momm


Resumo:

Impulsionado por desastres ocorridos nas últimas décadas, como os dos eventos no Vale do Itajaí em 2008 e na Região Serrana Fluminense em 2011, o sistema de planejamento brasileiro foi fortalecido com vistas a enfrentar os diversos cenários de vulnerabilidade presentes no território nacional e reduzir os riscos associados, considerando a emergência climática global. O mapeamento de áreas suscetíveis a processos geológicos e hidrológicos que podem gerar desastres se insere nesse contexto, passando a ser um dos requisitos estabelecidos aos municípios pela Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC - Lei Federal 12.608/2012) e compor o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais (PNGRRDN).

Referência:
BITAR, Omar Yazbek; MOMM, Sandra. Cartografia geotécnica como instrumento de planejamento territorial: as cartas de suscetibilidade na Macrometrópole Paulista. Diálogos Socioambientais na Macrometrópole Paulista, v.4, n.12, p.25-27, nov., 2021.

Documento protegido por senha, solicite ao Atendmento-DAIT/IPT. Logar na BiblioInf, DAIT/IPT:
escriba.ipt.br/pdf_restrito/177624.pdf

 
Publicações técnicas