Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Caracterizao de biomassas para o processo de pirlise rpida


Adriana Garcia; Ana Paula de Souza Silva; Marcelo Aparecido Mendona; Vittor Rodrigues Santos Alves


Resumo:

As questões ambientais vêm motivando o interesse em utilizar resíduos agroindustriais no aproveitamento energético. Nesse cenário, os biocombustíveis sólidos e líquidos constituem uma fonte importante de energia renovável no mundo. O objetivo desse trabalho foi caracterizar cinco tipos de diferentes biomassas que serão utilizadas em ensaios de pirólise rápida para avaliar suas características físico-químicas na geração de energia renovável. Foi utilizado cavaco e casca de Eucalyptus sp, bagaço e palha de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) e resíduos alimentares provenientes do restaurante do Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT. As amostras foram caracterizadas in natura de acordo com os métodos propostos pelas normas American Society for Testing and Materials - ASTM E1757 e International Organization for Standardization - ISO 14780. Foram realizadas as análises imediatas, elementares e de poder calorífico. Para a determinação da umidade foram utilizadas as normas ASTM E1756-8 e ASTM E871. O teor de cinzas foi obtido pela combustão da biomassa, conforme as normas ASTM E1755 e ASTM D1102-84. Os compostos voláteis foram determinados seguindo a norma ASTM D1762-84 e para o cálculo do carbono fixo a ASTM D3172. Para a obtenção dos teores de carbono, hidrogênio e nitrogênio foi utilizada a ASTM D5373 método A e do teor de enxofre a ASTM D4239. O teor de oxigênio foi calculado conforme ASTM D3176. A determinação do poder calorífico superior seguiu o método ASTM D5865, que consistiu na combustão de uma pastilha de amostra. O poder calorífico inferior foi calculado subtraindo a quantidade de energia liberada durante a condensação da água.

Referência:
GARCIA, Adriana; SILVA, Ana Paula de Souza; MENDONÇA. Marcelo Aparecido; ALVES, Vittor Rodrigues Santos. Caracterização de biomassas para o processo de pirólise rápida. In: CONGRESSO DE ENERGIA RENOVÁVEIS, CONER, 2., Sorocaba, 2021. On-line. Anais on-line ... 12 p.

Acesso ao trabalho apresentado, no site do evento:
https://docs.google.com/gview?url=https://www.conference.net.br/arquivo/SGxmUEZ6ZUs0R21nQ0JkMEN3Ni9hdz09/anais_ii_coner.pdf
 

 
Publicações técnicas