Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Evoluo dos processos erosivos urbanos no Municpio de Casa Branca, SP


Gerson Salviano de Almeida FIlho; Cladio Luiz Ridente Gomes; Zeno Hellmeister Junior; Wendel Marcos Sabatine Mariano; Ingrid Martins Fritchi


Resumo:

A erosão situa-se entre os mais sérios problemas que o homem vem enfrentando na atualidade, principalmente pelo aumento constante e progressivo das áreas atingidas, tanto pela deficiência de um sistema de drenagem e conservação do solo quanto por sua suscetibilidade. Esse fenômeno, resultante da ruptura do equilíbrio do meio ambiente, decorre da transformação drástica da paisagem pela eliminação da cobertura vegetal natural e introdução de novas formas de uso do solo. O território brasileiro, ao longo de sua ocupação, tem manifestado não só a erosão relacionada à intensificação da atividade agrícola, mas também àquela relativa à expansão do uso urbano do solo. No Mapa de Erosão do Estado de São Paulo, o município de Casa Branca, apresenta alta incidência de processos erosivos e terrenos com alta e média suscetibilidade à erosão, por apresentar solos arenosos. Na área urbana do município ocorrem vários processos erosivos lineares do tipo ravina e boçoroca, decorrentes da expansão da cidade nas décadas de 50 e 60 do século passado. Tais feições resultam da concentração e lançamento inadequado das águas superficiais, principalmente nas cabeceiras de drenagem de primeira ordem. Relacionar o meio físico e o uso e ocupação do solo com as características da erosão é imprescindível para a análise da evolução desse processo. Isso significa que o município deve, necessariamente, planejar melhor o uso e ocupação do solo para impedir o desenvolvimento de ravinas e boçorocas que possam comprometer ainda mais as atividades econômicas, tanto rurais quanto urbanas, pois, como diagnosticado, a expansão da cidade está diretamente ligada à deflagração dos processos erosivos. Neste trabalho será apresentada uma análise da evolução das feições erosivas, relacionada à expansão da área urbana.

Referência:
ALMEIDA FILHO, Gerson Salviano de; GOMES, Claudio L.R.; HELLMEISTER JUNIOR, Zeno; MARIANO, Wendel Marcos Sabatine; FRITCHI, Ingrid Martins. Evolução dos processos erosivos urbanos no Município de Casa Branca, SP. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO PARA O PLANEJAMENTO URBANO, REGIONAL, INTEGRADO E SUSTENTÁVEL, PLURIS, 9., 2021, Águas de Lindóia. On-line. Anais on-line... 12 p.

Acesso ao trabalho apresentado no evento:
escriba.ipt.br/ipt/177285.pdf

Acesso aos Anais do evento:
https://pluris2020.faac.unesp.br/home





 
Publicações técnicas