Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Biomassa e tecnologias de adensamento para aplicao energtica


Dafne Pereira da Silva; Marcos Alexandre Contri; Custdio de Faria; Sandra Lcia de Moraes


Resumo:

A mitigação dos impactos ambientais causados pelo uso expressivo de combustíveis fósseis tem se tornado cada vez mais urgente, e sua substituição inevitável. A biomassa se apresenta como uma promissora fonte renovável de energia, o que é demonstrado pelo percentual de participação da biomassa na matriz energética brasileira, da ordem de 9 % do total de cerca de 83 %. Isso representa 15.118 MW produzidos por 572 usinas de biomassa, com destaque para o uso de bagaço de cana-de-açúcar. Porém, em função da sua heterogeneidade e baixa densidade bulk o seu uso in natura apresenta desvantagens energéticas quando comparada com o petróleo ou carvão mineral, por exemplo. Dessa forma, o presente trabalho contemplou a avaliação da viabilidade técnica de adensamento, por peletização e briquetagem, de três diferentes biomassas: serragem de madeira, bagaço de cana e poda de árvore. Os produtos adensados apresentaram maior densidade energética em relação às biomassas in natura, valores satisfatórios de durabilidade mecânica, indicando que é possível obter produtos adensados com resistência ao manuseio e alta densidade energética a partir das biomassas avaliadas. Entretanto, ficou
evidenciado que fatores como granulometria e umidade têm impacto importante no tipo de tecnologia de adensamento a ser utilizado, afetando diretamente a qualidade do produto, bem como a rota de processo a ser utilizada. A escolha da melhor configuração de parâmetros de processo e das características necessárias na preparação da biomassa a ser adensada são fatores determinantes para a viabilização técnica e econômica do uso desse tipo de material como fonte energética.

Referência:
SILVA, Dafne Pereira da; CONTRI, Marcos Alexandre; FARIA, Custódio de; MORAES, Sandra Lúcia de. Biomassa e tecnologias de adensamento para aplicação energética. Revista IPT Tecnologia e Inovação, v.5, n.16, p.6-37, abr., 2021.

Acesso ao artigo no site do Periódico:
http://revista.ipt.br/index.php/revistaIPT/article/view/105/108

 
Publicações técnicas