Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Performance and kinetic modeling of purolite C160 solid acid resin in the esterification of glycerol with acetic acid


Natlia Cristina Dalibera; Vitor Pereira Barbosa; Guilherme Carmelo Ungar; Kelly Cristina Manhani; Giovanna Pastore Meneguetti; Lucilene Betega de Paiva; Silas Derenzo


Resumo:

O presente estudo analisa o desempenho da resina Purolite C160 como catalisador heterogêneo para a reação de esterificação do glicerol com ácido acético para a produção de diacetina. As reações foram conduzidas em lotes de 220ml, variando a razão molar ácido acético/glicerol (β) em 4, 5 e 6, com razão catalisador/massa de glicerol de 23% a 90°C, 100°C e 110°C. O melhor resultado foi obtido a 110oC com β igual a 6, com 95% de conversão de glicerol e seletividade de monoacetina, diacetina e triacetina de 26%, 60% e 14%, respectivamente, após 150 minutos. Um modelo cinético foi apresentado, e as constantes de reação (ki) e as energias de ativação foram obtidas usando o algoritmo de pontos interiores do software MATLAB. Diferentes expressões de ki em função da temperatura foram obtidas para diferentes valores de β.

Referência:
DALIBERA, Natália Cristina; BARBOSA, Vitor Pereira; UNGAR, Guilherme Carmelo; MANHANI, Kelly Cristina; MENEGUETTI, Giovanna Pastore; PAIVA, Lucilene Betega de; DERENZO, Silas . Performance and kinetic modeling of purolite C160 solid acid resin in the esterification of glycerol with acetic acid. Brazilian Journal of Development, v.7, n.7, p.70241-70257, jul., 2021.

Acesso ao artigo no site ResearchGate
https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/32803/pdf

 
Publicações técnicas