Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Estudo preliminar da viabilidade tcnica e econmica para implantao de transporte hidrovirio de passageiros na Baixada Santista


Maria Aparecida Padilha Gandara Mendes; Ricardo Altamann


Resumo:

A proposta desse trabalho foi realizar estudo de análise de viabilidade preliminar para concessão à iniciativa privada de serviço de transportes de passageiros, considerando como cenário a malha de rios e canais que permeiam os municípios de Santos, Cubatão, Guarujá, Bertioga, São Vicente e Praia Grande. Esse estudo foi norteado de forma a pautar uma proposta de concessão que possa atrair grandes operadores. A Baixada Santista possui uma rede hidroviária de mais de 200 km considerada navegável, sem grandes gargalos, até hoje subutilizada comercialmente. É importante ressaltar que a malha hidroviária proposta pode conectar quase todos os municípios da baixada santista, permitindo que seja integrada ao modal rodoviário municipal e intermunicipal e ao modal ferroviário VLT (veículo leve sobre trilhos). O trabalho abordou quatro principais temas técnicos: navegabilidade das vias, embarcações e terminais, demanda e modelagem financeira e do negócio. Foi realizado no período de novembro de 2014 a julho de 2016.

Referência:
MENDES, Maria Aparecida Padilha Gandara; ALTAMANN, Ricardo. Estudo preliminar da viabilidade técnica e econômica para implantação de transporte hidroviário de passageiros na Baixada Santista. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO HIDROVIÁRIO INTERIOR, 11., 2019, Brasília. Anais... 13 p.
 

 
Publicações técnicas