Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Mtodo de segmentao de imagens digitais para identificao de trincas em pavimentos virios: um estudo comparativo


Gabriel Borelli Martins; Felipe Augusto Frazo Kleine; Ely Bernadi; Rubens Vieira; Aline Ribeiro Machado; Renato Curto Rodrigues; Elaine Maria Soares


Resumo:
Neste trabalho são apresentadas as técnicas de visão computacional empregadas na segmentação de imagens de trincas em pavimentos, obtidas em um banco de imagens público. Quatro métodos distintos são comparados, sendo que três envolveram pré-processamento mais intenso, com aumento de contraste e redução de ruído. A quarta técnica consistia em uma rede neural do tipo U-Net, bastante utilizada na segmentação de imagens na área médica. A rede foi treinada e apresentou resultados robustos, sem depender tanto de iluminação e conseguindo lidar bem com ruídos na imagem. Uma desvantagem observada com esse tipo de rede foi a necessidade de um banco de dados grande e bem balanceado. Ademais, certo cuidado é necessário na construção deste banco, de forma a generalizar da melhor maneira possível as imagens obtidas em campo. Por fim, é discutido brevemente uma possibilidade de extração de parâmetros para a classificação das trincas.

Referência:
MARTINS, Gabriel Borelli; KLEINE, Felipe Augusto Frazão; BERNARDI, Ely; VIEIRA, Rubens; MACHADO Aline Ribeiro; RODRIGUES, Renato Curto; SOARES, Elaine Maria. Método de segmentação de imagens digitais para identificação de trincas em pavimentos viários: um estudo comparativo. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONSERVAÇÃO RODOVIÁRIA, 23., REUNIÃO ANUAL DE PAVIMENTAÇÃO, 46., 2021., virtual. Anais... 13 p.

Logar na Biblioteca/IPT-DAIT para acessar o texto. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
escriba.ipt.br/pdf_restrito/177564.pdf

 
Publicações técnicas