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Avaliao ps-ocupao para acstica de salas de aula: estudo de caso em escolas tcnicas do Estado de So Paulo


Lcio Paulo de Paula; Maria Akutsu; Henrique Lima Pires


Resumo:

Este trabalho teve como objetivo a “Avaliação Pós-Ocupação” (APO) de escolas técnicas da rede pública na cidade de São Paulo, quanto à satisfação dos ocupantes com as condições de conforto acústico. Foram analisadas três escolas técnicas com projetos arquitetônicos distintos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de quatro métodos que se complementam: análise de projetos; vistorias in loco das edificações escolares; questionários APO aplicados aos alunos, professores e gestores das unidades escolares; e medições de parâmetros acústicos, destacando-se o nível de pressão sonora nos ambientes internos, o ruído de fundo e o tempo de reverberação em salas de aula. Os resultados obtidos indicam que as escolas técnicas não atendem aos padrões de conforto acústico previsto nas normas e recomendações de especialistas. De forma geral, os usuários (diretores, professores e alunos) não estão satisfeitos com o conforto acústico das escolas.

Referência:
PAULA, Lúcio Paulo de; AKUTSU, Maria; PIRES, Henrique Lima. Avaliação pós-ocupação para acústica de salas de aula: estudo de caso em escolas técnicas do Estado de São Paulo. Revista IPT, Tecnologia e Inovação, v.4, n.15, p.95-116, dez., 2020.

Acesso ao artigo no site do Periódico:
http://revista.ipt.br/index.php/revistaIPT/article/view/114/138

 
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