Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Monitoramento dos recalques do edifcio COPAN


Daniel Farias da Silva; Bernardo Fabiana Lopes de Oliveira; Gisleine Coelho Campos


Resumo:

O edifício Copan, icônico exemplar da arquitetura moderna brasileira, começou a ser construído em 1953. O edifício vem apresentando, desde o período de sua construção, recalques diferenciais significativos em suas fundações, que podem ser a causa de diversas manifestações patológicas em sua superestrutura. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) é contratado para realizar o monitoramento destas movimentações desde 1956, abrangendo um período de 66 anos de medições. Este trabalho investiga os recalques do edifício Copan por intermédio dos dados coletados ao longo da história do edifício e os analisa baseando-se em suas características construtivas.

Referência:
BERNARDO, Daniel Farias da Silva; OLIVEIRA, Fabiana Lopes de; CAMPOS, Gisleine Coelho. Monitoramento dos recalques do edifício COPAN. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES, 2022, Gramado. Anais... 10p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/177884.pdf


 
Publicações técnicas