Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Recalques de fundaes: o caso do Edifcio Copan


Josie Silva Christofari; Gisleine Coelho de Campos


Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo analisar os recalques de longo prazo em areias basais, abordando como estudo de caso o Edifício Copan, localizado na região central da cidade de São Paulo, Brasil. Os recalques que vem ocorrendo desde a inauguração do edifício causaram alguns danos à edificação (trincas e fissuras), mas não comprometeram o seu desempenho estrutural até a presente data. Investigações para determinar a causa de tal fenômeno indicam que os recalques de fundação decorrem da deformação elástica imediata e de deformações lentas nas camadas de argila existentes no interior das espessas camadas das chamadas “areias basais de São Paulo”. Os resultados do monitoramento dos recalques permitem avaliar a velocidade com que estes se desenvolvem e inferir seus possíveis efeitos na edificação, indicando que ainda não há evidências de estabilização dos deslocamentos do Edifício Copan.

Referência:
CHRISTOFARI, Josie Silva; CAMPOS, Gisleine Coelho de. Recalques de fundações: o caso do Edifício Copan. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA, 20., 2022, Campinas. Anais... 9p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/177885.pdf

 
Publicações técnicas