Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Caracterizao dos depsitos da corrida de detritos no crrego Guarda-Mo, Itaoca (SP), utilizando drone


Marcelo Fischer Gramani; Vivian Cristina Dias; Helen Cristina Dias; Caio Pompeu Cavalhieri


Resumo:

Fatores importantes na geração e na dinâmica de escoamento das massas rochosas nas drenagens estão condicionados a características topográficas da bacia hidrográfica e das drenagens, das chuvas (intensidade, duração e volume) e da quantidade de materiais disponíveis para serem mobilizados. As corridas de massa possuem enorme capacidade de mobilizar e transportar quantidades significativas de sedimentos e materiais vegetais em curto espaço de tempo. Algumas ocorrências em território nacional, tais como Cubatão (1994; 1999 e 2013), Santa Catarina (2008), Região Serrana do Rio de Janeiro (2011), Paranaguá (2011), Itaoca (2014), Guaratuba (2017) e Rolante (2018) têm demonstrado a necessidade de um conhecimento maior sobre as características dos depósitos (volumes, disposição espacial e materiais presentes). O objetivo deste trabalho é apresentar uma avaliação, por meio da utilização de drone, em depósito da corrida de massa no córrego Guarda-Mão, município de Itaoca (SP). Recentemente, em função de queimadas ocorridas em 2019, parte do depósito ficou exposta e houve a oportunidade de fazer o registro com drone. A partir da interpretação das imagens geradas e da quantificação de alguns aspectos pôde-se obter maior compreensão das formas de deposição dos sedimentos, distribuição espacial das partículas e acompanhamento da evolução da paisagem.

Referência:
GRAMANI, Marcelo Fischer; DIAS, Vivian Cristina; DIAS, Helen Cristina; CAVALHIERI, Caio Pompeu. Caracterização dos depósitos da corrida de detritos no córrego Guarda-Mão, Itaoca (SP), utilizando drone. In: CONGRESSO BRASIELIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA, 20., 2020, Campinas. Anais... 8p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/177895.pdf

 
Publicações técnicas