Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Proteo de edifcios em terrenos com gs metano: o caso da USP Leste


Scandar Gasperazzo Ignatius; Fabiana Cagnon; Marcela Maciel de Arajo; Osvaldo Shigueru Nakao; Caluan Rodrigues Capozzoli


Resumo:

Estudos teórico-experimentais permitiram adaptar os sistemas pré-existentes de proteção dos edifícios da USP Leste contra emanação de gás metano do subsolo, de maneira que apresentassem funcionamento mais eficaz, mesmo tendo sido instalados em terreno cujo subsolo se encontra permanentemente com elevado grau de saturação. As adaptações feitas nos sistemas anteriormente instalados basearam-se no conceito de ventilação dos tapetes de brita existentes sob as lajes de piso dos edifícios, tendo sido calculadas as velocidades do ar nos tapetes e as vazões necessárias nas bombas de sucção (exaustores), por meio de modelagem numérica, para garantir que não haja intrusão de gás nos edifícios, nem tampouco acumulação sob as lajes de piso, duas condições que devem ser atendidas no caso de gases inflamáveis como o metano. A eficácia dos sistemas tem sido verificada por meio de medições periódicas em um conjunto de poços de monitoramento de gases instalados em três profundidades abaixo das lajes de piso dos edifícios no campus.

Referência:
 IGNATIUS, Scandar Gasperazzo; CAGNON, Fabiana; ARAÚJO, Marcela Maciel de; NAKAO, Osvaldo Shigueru; CAPOZZOLI, Caluan Rodrigues. Proteção de edifícios em terrenos com gás metano: o caso da USP Leste. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GOETÉCNICA, 20, 2022, Campinas. Anais... 8p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na Biblioteca/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/177923.pdf 

 
Publicações técnicas