Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Comparao de dados obtidos por mtodos geofsicos e ensaios de laboratrio para determinao de velocidades de propagao de ondas ssmicas em barragem de terra compactada


Leonides Guireli Netto; Rodrigo Serafim; Joo Pedro Silva Pereira; Otvio Coaracy Brasil Gandolfo; Patrcia Del Gaudio Orlando


Resumo:

A aplicação de métodos não destrutivos com o intuito de auxiliar a área da geotecnia vem sendo cada vez mais utilizada devido à rápida aquisição dos dados, a grande área de cobertura, o bom custo benefício e a possibilidade de coletar parâmetros mecânicos do material estudado sem a necessidade de grandes intervenções no meio. O presente trabalho apresenta os resultados de um levantamento geofísico aplicando os métodos de sísmica de refração e MASW em uma barragem de terra para obtenção dos valores de velocidades de propagação de ondas P e S a fim de compará-los com os resultados de ensaios laboratoriais com o mesmo objetivo. Sabe-se que a partir dos valores de velocidade das ondas de corpo (P e S) é possível determinar os módulos de elasticidade dinâmicos, como o módulo de rigidez máximo (Gmáx), o módulo de Young (E) e o coeficiente de Poisson (). O objetivo do presente estudo foi comparar os dados obtidos a partir de levantamentos geofísicos de campo com aqueles obtidos a partir de ensaios em laboratório, para os valores de velocidades de propagação das ondas de corpo, em solos e rochas, no corpo de uma barragem de terra compactada.

Referência:
GUIRELI NETTO, Leonides; SERAFIM, Rodrigo; PEREIRA, João Pedro Silva; GANDOLFO, Otávio Coaracy Brasil; ORLANDO, Patrícia Del Gaudio. Comparação de dados obtidos por métodos geofísicos e ensaios de laboratório para determinação de velocidades de propagação de ondas sísmicas em barragem de terra compactada. In: CONGRESSO BRASIELIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA, 20., 2022, Campinas. Anais... 8p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na Biblioteca/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/177924.pdf

 
Publicações técnicas