Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >   Publicaes tcnicas   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Dimenso social e tecnolgica para requalificao de assentamentos urbanos precrios


Carlos Geraldo Luz de Freitas; Alessandra Cristina Corsi; Priscila Ikematsu


Resumo:

Esse trabalho aborda a dimensão social e tecnológica para requalificação de assentamentos urbanos precários enquanto uma necessidade primordial de gestão das cidades. Agrupa as dificuldades de abordagem em duas formas: a recuperação da habitação e a sua inserção no espaço urbano. Tem por objetivo contribuir em nosso aprendizado no desenvolvimento de trabalhos nas ocupações subnormais e subsídios para a elaboração de uma política pública voltada a essa questão. É essencial, além disso, articular a política de requalificação habitacional com o processo de planejamento urbano como um todo, onde o plano diretor é peça importante indissociável de pensar o uso do solo habitacional inserido às Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS). Nesse contexto, o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação tem papel fundamental para caracterizar e localizar os problemas por meio de um agrupamento de conhecimentos procurando fundamentar o processo de decisão das políticas de habitação e a priorização de ações.

Referência:
FREITAS, Carlos Geraldo Luz de; CORSI, Alessandra Cristina; IKEMATSU, Priscila. Dimensão social e tecnológica para requalificação de assentamentos urbanos precários. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 17., 2022, Belo Horizonte. Anais... 10p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na Biblioteca/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/177973.pdf

 
Publicações técnicas